quarta-feira, 31 de julho de 2013

22º Astronomia na Praça

Foi realizado o 22º Astronomia na Praça no dia 20 de julho de 2013 e foi um sucesso. O público veio em peso, haviam muitos sócios e muitos telescópios. Mesmo as nuvens que teimaram em aparecer não atrapalharam o evento que teve como focos a observação de Vênus que está muito visível nessa época, Saturno bem no alto no estava super brilhante e com ricos detalhes foi possível apreciar sua imagem nos equipamentos mais robustos como os SCT (Schmidt Cassegrain Telescope) de 8 polegadas presentes.

Estava prometido para esse vez um modelo em especial aparecer, especial para mim pois tenho um deles encomendado a muito tempo. É o Skywatcher Dobsoniano Retrátil. A minha curiosidade de ver através dele era enorme. Um colega do CASB me prometeu levar um e acabou que apareceram três deles. Como estava atendendo o público tive tempo que ver apenas através de um deles. Vi a dupla de Alpha Centauro muito bem definida e super brilhante além de NGC 4755 (Caixa de Jóias) um pouco menos brilhante que o normal claro devido a Lua que estava cheia.

Segue imagem do equipamento citado:



Levei o pequeno Vixen 70mm (setentinha) que deixei apontado para a Lua devido a ela própria reduzir o brilho dos outros corpos celestes. Uma curiosidade nesse ponto foi assim que coloquei o tele no chão as crianças me pediam para ver a Lua. Prontamente montei o equipamento com a ocular bem baixa para que elas pudessem ver e foi maravilhoso pois todas as crianças puderam ver sem problemas. Foi gratificante atender aquele pedido e ver a curiosidade delas pela lua resolvida.

Imagem do Vixen Setentinha:



Nesta noite tive o prazer de pegar emprestado do clube o Schmidt Newtoniado Meade de 6 polegadas para esperar pelo meu que está demorando chegar.

É um excelente equipamento originalmente projetado para astrofotografia e muito bom para observação visual.

Segue foto:



Foi uma noite muito proveitosa, não percam os próximos, acompanhem pelo site do CASB www.casb.org.br na parte de Agenda e Eventos.

Abraços

Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário